Pergunte Aqui – Bomba de Vácuo

O Felipe Rosin de Mato Grosso do Sul enviou a sua pergunta para o Resfriando:

 

”Minhas dúvidas são:

(1) Posso utilizar as mesmas bombas de vácuo em diferentes produtos para se obter o vácuo ideial? (As cargas de gás posteriores serão em gases refrigerantes diferentes (R134a, R290, R404)

(2) Posso utilizar engates rápidos para obter vácuo em um tipo de produto, aplicar garga de gás, e posteriormente utilizar o mesmo engate para outro tipo de produto sem realizar a “limpeza” antes? Qual o impacto disso?”.

 

Equipe Heatcraft responde:

 

(1) Posso utilizar as mesmas bombas de vácuo em diferentes produtos para se obter o vácuo ideal?

(As cargas de gás posteriores serão em gases refrigerantes diferentes (R134a, R290, R404)

Res: A bomba de vácuo pode ser utilizada em fluidos diferentes desde que o óleo da mesma seja substituído.A bomba de vácuo apropriada para serviço deverá não somente ser capaz de realizar um alto vácuo, como também manter este vácuo no sistema por longos períodos.  Como o ar úmido é bombeado através de bomba de vácuo, a umidade condensará no reservatório de óleo da mesma e, uma vez que o óleo é saturado, o vapor de água escapando do óleo diminuirá a obtenção de um alto vácuo.  A menos que a bomba seja especificamente projetada prevendo esta condição, o óleo poderá ficar saturado antes de ser completada a tarefa de evacuação.

 

(2) Posso utilizar engates rápidos para obter vácuo em um tipo de produto, aplicar carga de gás, e posteriormente utilizar o mesmo engate para outro tipo de produto sem realizar a “limpeza” antes? Qual o impacto disso?

Res: Quanto a utilização de engate rápido não existe nenhuma restrição quanto a utilização dos mesmo com fluídos refrigerantes diferentes (apenas atentar para limpeza dos engates antes de realizar a desidratação do sistema).  O Vácuo deverá ser feito em todo o sistema, inclusive nos compressores, reservatórios de óleo, etc. Todas as válvulas esferas de serviço e válvulas rotalock (compressores) devem estar abertas para iniciar o procedimento de vácuo (com exceção das válvulas de serviço que dão passagem à atmosfera).  Abra inclusive as válvulas de entrada do reservatório de óleo e as válvulas Shut-off das boias controladoras do nível do óleo. Energize (mesmo que de forma provisória) todas as válvulas solenoides existentes no sistema. Revise toda a instalação de forma que as tampas de schraeder e capacetes de válvulas estejam em seus devidos lugares e devidamente apertados.

 

 

Você tem alguma dúvida sobre refrigeração? Envie sua dúvida, nome e cidade para resfriando@resfriando.com.br e nós responderemos para você.