5 Curiosidades Sobre Degelo a Gás Latente

Destinado à sistemas frigoríficos de médio e grande porte, o processo de degelo a gás latente garante maior eficiência energética se comparado a outros tipos de degelo, como o elétrico, gás quente e natural. Veja, abaixo, as características:

 

  1. O que é o degelo a Gás Latente?

O degelo a Gás Latente é um dos tipos de degelo existente na refrigeração e o seu conceito é a utilização do Gás Latente existente na parte superior do tanque de líquido para degelo.

 

  1. Quais são suas aplicações e características?

O Degelo a Gás Latente se aplica em instalações frigoríficas de médio e grande porte nos forçadores de câmaras frigoríficas e balcões. Este sistema necessariamente precisa de compressores em paralelo e uma quantidade suficiente de Evaporadores no sistema para mantenimento da pressão de trabalho e geração da carga latente do sistema. O Degelo a Gás latente não pode ser feito ao mesmo tempo em todos os evaporadores.

 

  1. Quais são suas vantagens e desvantagens?

A maior vantagem de se fazer Degelo a Gás Latente é a economia energética se comparado ao sistema convencional de degelo por resistências elétricas. Ao invés de adicionar energia ao sistema, o Degelo a Gás Latente aproveita a energia que o próprio sistema frigorífico gera para fazer o degelo.

Outra economia que se pode notar neste sistema é que a geração de calor irradiado para o ambiente quando em processo de degelo é menor, fazendo com que o sistema frigorífico ganhe energeticamente, não tendo que trabalhar a mais para suprir o calor gerado pelas resistências elétricas.

Uma das desvantagens desse sistema é que é pouco conhecido e pouquíssimo aplicado aqui no Brasil. Exige também alto nível de conhecimento e de controle do sistema.

 

  1. Quais as precauções?

O sistema de Degelo a Gás Latente exige uma série de válvulas de controle que normalmente um sistema com Degelo Elétrico não contempla. Precauções em coletores, dimensionamento correto das tubulações, isolamentos e elétrica. Os cuidados com a linha de óleo e o abastecimento dos compressores também são fundamentais para o funcionamento do sistema de compressão.

 

  1. Quais são os controles adequados para o funcionamento e segurança do sistema (automação)?

A automação envolvida no Degelo a Gás Latente é baseado nas Válvulas Reguladoras de Pressão, Válvulas Diferenciais de Pressão e Válvulas Solenoides. O conjunto dessas agregadas a lógica do controlador eletrônico e elétrica fazem a automação do degelo.

asn_leitao

 .