Ajuste da válvula de expansão termostática

A válvula de expansão termostática é um dos principais elementos do sistema de refrigeração de expansão direta. A inclusão deste componente dentro do ciclo tem a intenção de cumprir as seguintes tarefas:

  • Regular a passagem de fluido refrigerante até o evaporador
  • Gerar uma perda de pressão do refrigerante para que possa ser evaporado
  • Controlar o superaquecimento do sistema

Para o correto funcionamento do sistema frigorífico é indispensável realizar uma adequada regulagem da válvula de expansão, caso contrário o desempenho e segurança dos equipamentos estarão seriamente comprometidos.

O ajuste deste equipamento está diretamente vinculado ao controle do superaquecimento, lembrando que um controle mal feito pode ter as seguintes consequências:

Alto superaquecimento: Desempenho ineficiente e altas temperaturas de descarga, gerando degradação da qualidade do óleo.

Baixo superaquecimento: Golpe de líquido ou diluição de refrigerante no óleo, ocasionando quebra de compressor por falta de lubrificação.

A válvula de expansão deve ser regulada para trabalhar num superaquecimento entre 5 e 8 °K na saída do evaporador (superaquecimento útil).

Para chegar ao superaquecimento desejado, a válvula deve ser regulada da seguinte maneira:

Diminuir o valor de superaquecimento: Abrir a válvula (comumente girando o parafuso de ajuste em sentido anti-horário), desta maneira o fluxo dentro do evaporador será maior e o sistema terá maior eficiência.

a1

 

Incrementar o valor de superaquecimento: Fechar válvula (comumente girando o parafuso de ajusto em sentido horário), o fluxo de fluído será menor e com isto pode ser evitado líquido voltando ao compressor.

a2

 

A válvula só deve ser aberta ou fechada ao máximo ½ volta por evento, deixando pelo menos 30 minutos de intervalo entre ajustes para verificar a nova resposta do sistema.

As ações de regulagem acima mencionadas só devem ser feitas nas seguintes condições:

  • Sistema com carga completa de refrigerante
  • Temperatura dentro das condições de projeto

Um ajuste prematuro da válvula de expansão termostática pode colocar em risco a integridade do sistema durante o processo de startup.

asn_alonso

 .