Conceitos básicos de Refrigeração

 

O processo de refrigeração consiste em remover calor de um ambiente e liberá-lo em outro.

Um ciclo de refrigeração básico é composto por quatros equipamentos: Compressor, Condensador, Evaporador, Válvula de Expansão.

 

CR_1

 

Compressor: É responsável por criar o fluxo de fluido refrigerante que percorre todo o sistema e de aumentar a pressão do mesmo.

Condensador: Transfere o calor do fluido refrigerante para o ambiente externo.

Evaporador: Transfere o calor ambiente interno para o fluido refrigerante.

Válvula de Expansão: É o dispositivo responsável pela queda de pressão do fluido proveniente do condensador.

 

Como funciona:

Processo 1 – 2:

O compressor comprime o vapor superaquecido proveniente do evaporador, aumentando a sua pressão e, consequentemente a sua temperatura.

Processo 2 – 3:

O vapor é direcionado para o condensador, onde irá liberar calor para o ambiente. Neste processo, o fluido é condensado e descarregado no estado líquido. É importante que o líquido seja sub-resfriado, para evitar que entre uma parcela de fluido no estado gasoso na válvula de expansão.

 

Processo 3 – 4:

O líquido sub-resfriado flui através da válvula de expansão e é descarregado na forma de uma mistura de líquido e vapor. Este componente funciona como uma restrição na tubulação, que causa uma queda na pressão do fluido.

 

Processo 4 – 1:

Esta mistura entra no evaporador, onde irá receber o calor proveniente da câmara frigorífica. Ao receber este calor, o restante do fluido no estado líquido evapora até o estado de vapor. É importante que este vapor seja superaquecido para evitar o risco de entrar líquido no compressor. Isso causaria o efeito “golpe de líquido”, o que iria danificá-lo.

 

assinatura-resfriando