Conceitos de motor de rotor externo

Você sabe o que é um motor elétrico?

Por definição, um motor elétrico é um equipamento capaz de transformar energia elétrica em energia mecânica.Ex: o liquidificador recebe energia elétrica que alimenta o motor e transforma energia elétrica em energia mecânica para girar suas hélices.

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Antes de começarmos a entender as propriedades e benefícios dessa invenção, vamos relembrar um pouco a sua história:

Tudo começa com o grego Tales de Mileto que, em 41 A.C., após esfregar um pedaço de resina fóssil em um pano, percebeu que a resina parecia atrair pequenos corpos, como fios de cabelo. Cerca de quinze séculos depois, Mileto foi completado pelo físico William Gilbert, após a descoberta que, além da resina experimentada por Tales, muitos outros materiais poderiam atrair se fossem friccionados.
A partir desse marco, muitos inventos surgiram. Foi  em 1663, que o alemão Otto Von Guericke construiu a primeira máquina eletrostática, que transformava energia mecânica em energia elétrica. No final do século XVIII, foi verificado também que, por meio do princípio eletrostático, poderia ser possível também gerar energia mecânica. Antes dessa comprovação, o americano Benjamin Franklin, em 1752, com o experimento da pipa constatou que a eletricidade podia ser captada e conduzida por fios.
Somente após o final do século XVIII, com o dinamarquês Hans Christian Oersted e o francês André Marie Ampère  foi dado realmente o primeiro e grande passo ao surgimento do motor elétrico.

 

Princípio de funcionamento

Os motores elétricos podem ser, basicamente, divididos em duas partes elementares:
Estator: Parte fixa do motor é local onde são instaladas bobinas de cobre que, ao serem alimentadas com eletricidade, induzem um campo magnético ao redor do rotor produzindo a rotação.

Rotor: Parte girante é o local onde é gerada a energia mecânica para acoplamento de hélices e demais cargas.

Quando pensamos em ventiladores industriais, imediatamente nos vem à mente um motor com uma hélice na ponta do seu eixo. O fluxo de ar depende do sentido de rotação deste eixo.

Esse conceito de motor com hélice vem sendo utilizado por muitos anos na área de ventilação industrial, porém há outro produto já desenvolvido e amplamente aplicado em ventilação que possui muitos benefícios. O motor de rotor externo, que possui grandes vantagens devido a integrar motor e hélice em um conjunto único.

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A ebmpapst inovou este conceito de motor de rotor externo desenvolvendo um motor com as pás integradas a este rotor, formando assim um conjunto (motor e hélice) extremamente compacto e eficiente. Vamos entender mais sobre essas diferenças em esses motores na ilustração abaixo.

 

Motor de rotor interno – Convencional

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É  uma solução utilizada em todos os setores industriais. Sua carcaça externa necessita de fixação, pois é onde se encontra o estator (conjunto de bobinas que gera o campo magnético, movimentando o rotor). Esse campo magnético movimenta o rotor, que transmite energia mecânica à carga acoplada ao seu eixo como polias, eixos, hélices, etc. Para a utilização, na área de ventilação, essa configuração de motor e hélice possui algumas características desfavoráveis como:

– Alto consumo em Watts

– Baixa eficiência do conjunto

– Dimensional robusto e peso elevado

– Dificuldades para instalação

– Balanceamento de menor qualidade

– Geração de ruído

 

Motor de Rotor Externo

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O motor de rotor externo ebmpapst é a solução ideal para todas as áreas de ventilação industrial;  seu desenho único e revolucionário é o conceito inverso de um motor convencional, pois o estator fica interno no motor (parte fixa) e o rotor está acoplado em sua carcaça (parte girante), onde são fixadas as hélices. Essa configuração gera vários benefícios a para sua aplicação como lista abaixo.

 

Diminuição do espaço ocupado

Com a aplicação da hélice diretamente na carcaça do ventilador, o volume ocupado pelo conjunto é reduzido em até 50 % se comparado com o mesmo conjunto convencional e seu peso é reduzido em até 8 kg para o conjunto.

Maior eficiência do Conjunto.

Com um desenho mais compacto e dimensionado especificamente para cada tamanho e ângulo de hélice, os motores fabricados pela ebmpaspt conseguem atingir uma alta eficiência em seu desempenho aerodinâmico e consumo de energia.

Maior vida útil

Devido as suas características de construção com as hélices acopladas diretamente é possível fazer o balanceamento dinâmico de todo o conjunto motor e hélice isso influencia principalmente com respeito à vibração e nível de ruído gerado pelo ventilador. Além dessas vantagens, o conjunto possui uma melhor distribuição de carga entre os 2 rolamentos, aumentando sua vida útil.

Conceitos sobre rotor externo

O primeiro princípio que devemos entender é que, ao contrário do que acontece com um motor convencional um moto-ventilador (Rotor externo) não possui dados nominais, como corrente e potência.

Isto se deve ao fato que os dados nominais de um motor são obtidos em bancada e não levam em consideração as condições de carga de cada aplicação. Assim sendo, os dados sofrerão alteração de acordo com sua condição de aplicação.

Por exemplo:

Um motor aplicado em um elevador sofrerá variação de corrente e potência em operação de acordo com a carga colocada no elevador.

De maneira analógica, é exatamente o que ocorre com o ventilador, que sofrerá diferentes condições de carga de acordo com a aplicação, seleção do aletado ou alterações durante a operação. Aliás, devemos lembrar que, como o próprio nome diz, trata-se de um moto ventilador, ou seja, não há apenas um motor, mas um conjunto único.

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