Cuidados na ligação elétrica de Moto-Ventiladores Monofásicos e Trifásicos

A ligação elétrica de um moto ventilador trifásico requer um cuidado extra em relação ao protetor térmico.

O protetor térmico é um dispositivo de proteção dos motores elétricos e sua função é desligar o motor quando o mesmo superaquece. Funciona como um comando “liga/desliga” controlado por temperatura.

 

Motores Trifásicos

Em um motor trifásico, esta proteção térmica (TK) deve ser ligada em série com o comando do contator (conforme figura abaixo), ou seja, caso haja um superaquecimento do motor (gerado por uma falta de fase, pelo travamento das hélices ou pela formação de gelo no motor), o protetor irá desarmar o contator, desligando o motor.

i-1

Motores Monofásicos

Em um motor monofásico, esta proteção térmica (TK) fica embutida no motor, não sendo necessário ligá-la externamente. Caso haja um superaquecimento, a proteção térmica desliga o motor, sem que o contator seja desarmado. Neste caso, o contator é ativado somente pelo Controlador do sistema.

 

i-2

Riscos

Um motor trifásico que não tenha a proteção térmica ligada corretamente corre o risco de superaquecer e queimar.

Em alguns casos, um superaquecimento do motor pode derreter hélices plásticas, antes mesmo de queimar a bobina do motor. Neste caso, as hélices correm o risco de serem descoladas do conjunto moto-ventilador e gerar danos, não apenas nos equipamentos de refrigeração (evaporador), mas também a pessoas e produtos presentes na câmara.

 

assinatura-resfriando1