Manutenção Preventiva

 

A manutenção preventiva em equipamentos frigoríficos antecipa-se a eventuais falhas que possam ocorrer com os equipamentos e trata de antecipar tarefas evitando que as possíveis falhas aconteçam.

Como a própria palavra já fala, prevenir é melhor do que corrigir, é um investimento na instalação para evitar paradas e gastos aleatórios e indesejados de ultima hora no sistema.

A parada de um equipamento de forma programada para manutenção é sempre mais econômica e mais eficiente para o estabelecimento.

A parada de ultima hora e aleatória para manutenção corretiva gera altos custos de manutenção e perda pela não utilização do equipamento ao cliente usuário.

 

Portanto a manutenção preventiva reduz os custos, aumenta a vida útil dos equipamentos e melhora a performance do sistema.

 

Abaixo informo um roteiro sugerido das informações e eventos importantes a serem verificados e apontados neste trabalho que deve ser feito pelo técnico responsável.

 

Compressor 01 02 03
Pressão sucção (Psig)
Temp. Evaporação (°C)
Temp. sucção do compressor (°C)
Superaquecimento do vapor de sucção
Pressão de descarga (Psig)
Temp. condensação (°C)
Temp. Linha de liquido (°C)
Sub-resfriamento do fluido
Temp. descarga (°C)
Temp. Ambiente (°C)
Pressão de entrada da bomba de óleo (Psig)
Pressão de saída da bomba de óleo(Psig)
Diferencia de pressão da bomba de óleo (Psig)
Nível de óleo se tem visor no cárter
Tensão nominal (V) RS, RT, ST.
Corrente nominal (A) R, S, T
Rack, verificar nível de óleo no reservatório
Temperatura do cárter do compressor

(Tabela de periodicidade sugerida para as manutenções preventivas no sistema)

Sempre observar o manual de instalação e manutenção do fabricante que sugere os períodos de manutenção para cada tipo de equipamento.

asn_coelho.

Comment List

  • Bom dia!

    Manutenção preventiva.

    E importante lembrar que prevenção e todos os possíveis ponto quê preve a vida util dos componentes que evitam falhas e queima prematura de motores e equipamentos de modo geral.
    A preventiva deveria.

  • E necessário em uma prentiva reciclar sempre os equipamento e nunca descartar óleo em ralos ou esgoto lembrar sempre do meio ambiente

  • Francisco de Assis 23 / 07 / 2014 Reply

    Caros amigos boa tarde, quero pedir a vocês que publiquem mais dicas sobre o funcionamento dos componentes que compõe o sistema de refrigeração comercial e industrial.

Deixe uma resposta