Inscreva-se agora

* Receba nossas novidades gratuitamente no seu e-mail

Trending News

:

Pergunte aqui – Resfriamento de leite
Pergunte Aqui

Pergunte aqui – Resfriamento de leite 

O Zulênio, de Goiás, mandou a sua pergunta para o resfriando:

 

Trabalho consertando tanque de resfriamento de leite , eu tenho dificuldade e em colocar carga de gás corretamente no sistema. Gostaria que vocês me explicassem  sobre a tabela  pressão x temperatura, pois, no sistema eu não sei  se a temperatura é melhor ficar positivo ou negativa ou se não faz diferença nenhuma para melhorar o rendimento de resfriamento.

 

Equipe Heatcraft Responde:

 

Para o resfriamento quanto menor o ∆T melhor. Isso significa que a pressão de evaporação deve ser próximo da temperatura do leite, mas não menor que 5K.

No inicio do processo isso não é possível devido ao envelope do compressor, por isso no inicio temos um DT grande e um menor no final.

Exemplo: Como você disse, tenha o leite a 30°C e a pressão 70 psi considerando o refrigerante R22 essa pressão convertida em temperatura pela tabela temos uma evaporação de 5°C, então 30°C do leite menos 5°C de evaporação temos um DT de 25K.

A diminuição da temperatura do leite não é proporcional da diminuição da pressão do refrigerante com isso seu DT tende a diminuir. Você deve se preocupar em ter um DT pequeno, porém deve sempre se orientar pelo superaquecimento do sistema para que não haja quebra do compressor.

No final do seu processo quando o leite deve estar em 4°C o ideal que sua pressão esteja entre 50psi (0,1°C) e 58 psi (-3,4°C) onde estará com um DT entre 4K e 8K. Isso para um sistema balanceado, pois ocorre casos que alguns fabricantes colocam máquinas super ou sub dimensionadas. Neste caso deve ser avaliado caso a caso.

 

 

Tem alguma dúvida sobre refrigeração? Envie um email para com nome, cidade, estado e a sua dúvida para resfriando@resfriando.com.br e nós responderemos.

 

 .

Posts relacionados