Pergunte Aqui – Seleção de Equipamentos

O Leonardo de Bombinhas – SC enviou sua pergunta para o Resfriando:

”Olá me chamo Leonardo, sou da cidade de Bombinhas, estado de Santa Catarina, a minha dúvida é a seguinte: Quais cálculos são realizados para saber a capacidade de absorção de calor de um evaporador em kcal/h e como dimensionar a capacidade do compressor de forma adequada em função do evaporador?

 

Equipe Heatcraft Responde:

 

”O ideal seria primeiro selecionar o compressor para depois selecionar o evaporador e o condensador.

A seleção do compressor deve levar em consideração alguns parâmetros da câmara:

– Temperatura de Evaporação

– Temperatura de Condensação

– Superaquecimento

– Subresfriamento

– Fluido Refrigerante

– Carga Térmica

 

O compressor selecionado irá te indicar as capacidades de evaporação e de condensação do seu sistema para esta condição pré-determinada.

Com estes dois dados, você poderá selecionar o Evaporador e o Condensador para a sua câmara. É importante que tanto o evaporador, quanto o condensador tenham uma capacidade um pouco acima do indicado pelo compressor (entre 5% e 10% maior).

Isso para garantir o seu funcionamento mesmo em condições adversas. A capacidade do Evaporador indicada em catálogo é justamente a sua capacidade de absorção de calor para determinadas temperaturas de evaporação.

O mesmo ocorre em catálogos de Condensadores.

__________________________________________________________________

Existe também a opção de selecionar uma unidade condensadora, a qual possui um compressor e um condensador na mesma estrutura.

Para esta seleção, você precisará de menos parâmetros, pois este equipamento já considera uma condição adequada de funcionamento.

Serão necessários:

– Temperatura de Evaporação

– Temperatura Ambiente (de acordo com a região onde a unidade será instalada)

– Fluido Refrigerante

– Altitude

– Carga Térmica

No catálogo do modelo selecionado você irá encontrar a capacidade de evaporação requerida.

Com esta capacidade você poderá selecionar o evaporador (considerando um modelo com capacidade até 10% maior do que a indicada).

Para o cálculo de carga térmica da câmara, recomendamos o software SR2015, disponível gratuitamente em http://www.heatcraft.com.br/index.php/br/software/selection-software.

No link http://www.heatcraft.com.br/index.php/br/downloads/catalogs, você poderá encontrar os catálogos digitais de todos os produtos da Heatcraft.

 

 

Você tem alguma dúvida sobre refrigeração? Envie para nós no resfriando@resfriando.com.br e a responderems.

 

Obrigado!