Pergunte Aqui – Válvulas de Expansão

O Sérgio Souza enviou sua dúvida para o Resfriando:

”Sou técnico de mecânica e trabalho com refrigeração e tenho um grande dúvida sobre válvulas de expansão: É necessária fazer o isolamento do corpo da válvula em um sistema de refrigeração? Pois já encontrei em sistemas de refrigeração válvulas isoladas e outras não, já verifiquei em chiller, câmaras frigoríficas que não estão isoladas e deparei com fabricador de gelo com o corpo da válvula isolado.
Posso deixar o corpo da válvula sem isolar? Ou terá alguma interferência no sistema se deixar sem isolar? Não é necessário e um sistema de refrigeração fazer o isolamento do corpo da válvula somente do bulbo?.”

Equipe Resfriando responde:

Sergio,

Não há necessidade de isolar o corpo da válvula, pois ela é instalada no próprio evaporador.
O refrigerante deixa a válvula em baixa temperatura e tende a absorver calor externo (mesmo antes de entrar na serpentina do evaporador), porém, este calor é o próprio calor da câmara.

É importante que a linha de líquido seja isolada (até a válvula de expansão, ou o mais próximo possível dela).
Como o líquido sub-resfriado está a uma temperatura maior que a do ambiente refrigerado, sua linha precisa ser isolada, caso contrário será uma fonte de calor no interior da câmara.

Lembrando que o bulbo da válvula também deve ser isolado para garantir o correto funcionamento da VET (mais detalhes na Video Aula 13 – Dispositivos de Expansão: http://www.resfriando.com.br/aula-13-dispositivos-de-expansao/ ).

Se você tem alguma dúvida sobre refrigeração, envie para resfriando@resfriando.com.br e responderemos.