Quebrando o gelo com Claudio Garcia (Refrigeração Marechal)

Claudio Camargo Garcia é empresário e atua há 29 anos no setor de refrigeração.

Atualmente, é responsável pela Marechal Refrigeração, empresa fundada por sua família em 1969. Valoriza o conhecimento de seu pai e seu tio, que deixaram uma empresa sólida e com credibilidade de mercado para sua gestão. Ficar com os filhos e viajar com a família são duas das opções para seus momentos de lazer, mas não resiste a um bom jantar com os amigos.

 

O que mais gosta na sua área? 

Gosto do relacionamento com as pessoas e a dinâmica das mudanças, das novas tecnologias, dos avanços constantes dos equipamentos, das inúmeras empresas que mantemos relacionamento. Gosto também das oportunidades sempre atrativas e fico feliz em participar de um mercado com crescimento constante.

Conte um pouco por quais áreas passou dentro da empresa e como isso contribuiu com sua carreira.

Comecei aos 14 anos de idade como ajudante de expedição, em seguida a separar os pedidos dos vendedores e, mais tarde, a envasar gás Du Pont nas garrafas dos mecânicos. Passei para o balcão e permaneci nesse processo de aprendizado por 22 anos. Há sete anos assumi praticamente todos os negócios da empresa, nas compras e nas novas oportunidades de negócios.

O que aprendeu com tudo isso?

Estou na Marechal há 29 anos e, não fossem os anos de balcão e em outros setores, hoje não teria a base para saber a real utilidade de cada peça, seu giro, as oportunidades do mercado e quais peças funcionam melhor dentro da sazonalidade da refrigeração. Mas, todos os dias aprendo muito, gosto de conversar com as pessoas que estão comigo e isso contribui muito para o trabalho de todos.

 

Se não tivesse essa profissão, o que gostaria de ser (podem ser aqueles sonhos mesmo, cantora, veterinária)? Por quê?

Se não trabalhasse com refrigeração, gostaria de ser milionário.

 

O que mais gosta de fazer nas horas livres?

Adoro ficar com meu filho e minha filha,  viajar com minha mulher. Sempre vou à Bahia passar férias agora que tenho as crianças. Sou bem caseiro e não saio com frequência, somente para jantares com amigos, em bares e restaurantes da cidade.

 

Nas áreas pessoal e profissional, quais são seus projetos para o futuro?

Penso em ter mais tempo no futuro, por isso preciso plantar agora enquanto tenho muito gás para vender (literalmente). Na área profissional estamos abrindo outra frente de negócio com a Zeon, situada em São Paulo, que já tem filias no Rio de Janeiro e Minas Gerais. A expectativa é gerar empregos e ampliar os negócios.

 

O que não pode faltar no ambiente de trabalho?

Harmonia, comprometimento, respeito, alegria e lucro para todos.

 

De acordo com os seus amigos, colegas de trabalho, quais são as suas principais características (aquilo que é sua marca registrada)?

Sou uma pessoa do bem. Minha marca é conversar com meus amigos de trabalho com frequência, cumprimentar a todos, todos os dias, olhando nos olhos. Acredito que toda empresa tem uma função social importantíssima na vida das pessoas e do país, por isso tento fazer internamente um processo de metanóis, onde o sucesso e alegria de todos gera o sucesso da empresa como um todo. Minha marca é pensar sempre positivamente.

 

Gostaria de agradecer alguém da Heatcraft ou mencionar algum colega de trabalho que seja importante para você?

Adoro meu amigo Gonça que me ajuda há anos e é uma pessoa de excelente caráter. Dentro da empresa agradeço a todos sempre, mas gostaria de agradecer meu pai e meu tio, por começarem a Refrigeração Marechal em 1969 e por me dar a oportunidade de aprender quando era apenas uma criança.

 

 

 

[fancygallery id=”8″ album=”8″].