Inscreva-se agora

* Receba nossas novidades gratuitamente no seu e-mail

Trending News

:

Refrigeração na desumidificação
Heatcraft

Refrigeração na desumidificação 

Dentre várias aplicações da refrigeração que nós nem imaginamos, está o controle de umidade em processos industriais que abrangem desde o cafezinho nosso de cada dia até grandes processos frigoríficos. Para o envaze do pó de café, do achocolatado, do leite em pó, sopas em pó, sucos concentrados, enfim, vários tipos de produtos que nos deparamos diariamente e nunca imaginaríamos existe o uso da refrigeração. Este processo assegura a originalidade dos sabores e prolonga a validade dos produto. A desumidificação não existe se não houver a refrigeração.

Segundo Jurandir Januário Jr., diretor de operação da Ecotech, a refrigeração é um ponto primordial em processos de desumidificação. “Sempre que falamos em resfriamento estamos falando de sistemas de refrigeração integrados no equipamento. A Ecotech, sempre que possível, opta por sistemas com expansão direta; para isso temos tido o suporte da Heatcraft colaborando com a seleção mais adequada para cada caso/aplicação”, afirma.

Existem basicamente dois tipos de sistemas de desumidificação. O primeiro, usado em muitos casos, utiliza somente o resfriamento somado ao reaquecimento para chegar no nível de controle de umidade desejado. O segundo, usado em processos industriais mais rigorosos, onde não é possível trabalhar com resfriamento + reaquecimento e/ou essa configuração torna-se ineficiente, utiliza uma a solução com rotor dessecante. Assim consegue-se atingir níveis de controle superbaixos com estabilidade e precisão.Fluxograma

Em processos que utilizam rotor dessecante, sempre se observa a possibilidade de trabalhar com sistemas de resfriamento combinado. A combinação do resfriamento + rotor dessecante é sempre uma boa opção; sabendo balancear os dois sistemas se consegue chegar ao nível máximo de eficiência para o equipamento.

Sistemas com 100% de tomada de ar externo invariavelmente precisam de um pré-resfriamento do ar antes de passar pelo rotor dessecante. Além de ter a função de “ajudar” no controle da umidade, também se usa muitas vezes o resfriamento para controlar a temperatura após o rotor do dessecante, ou seja, a temperatura que será insuflada na área controlada.

Enfim, cada processo tem a sua peculiaridade e o resfriamento tem parte importante no tratamento do ar. A principal função da refrigeração em processos de desumidificação é permitir que módulos de resfriamento atuem em conjunto com outros módulos de forma a otimizar a performance do equipamento e garantir os níveis de controle desejados para o processo.

asn_leitao.

Posts relacionados