Vantagens na utilização de motores eletrônicos em condensadores

O que é um condensador?

Condensador, como o próprio nome já diz, é um equipamento utilizado para promover uma mudança de estado, por exemplo, no circuito de refrigeração, um condensador é utilizado para resfriar o fluído refrigerante fazendo com que sua temperatura baixe e, por fim, condense novamente para forma liquida. Confira na figura abaixo.

v1

 

Ciclo de refrigeração

Para aplicação em larga escala na refrigeração, tanto no setor industrial quanto no comercial, o princípio é o mesmo e existem duas partes fundamentais: o lado Frio, onde estão instalados os evaporadores, e o lado Quente, onde estão os condensadores, como mostrado na figura. O fluído refrigerante que passa pelo compressor sai em alta pressão e alta temperatura. A função do ventilador instalado no condensador é de forçar a passagem do ar através do aletado retirando o calor do fluído para que ocorra a mudança de estado de vapor para estado líquido.

v2

 

Com o uso de ventiladores convencionais AC, que funcionam a 100% da capacidade, a alta vazão de ar faz a troca térmica rapidamente abaixando bruscamente a pressão do sistema, o que gera maior desgaste nos demais componentes do sistema devido às oscilações constates de pressão. Além de gerar picos de consumo por serem acionados diretamente a 100% de sua capacidade de vazão, os ventiladores aplicados em condensadores representam 22% de todo o consumo do sistema de refrigeração. Para obter um menor consumo a ebmpapst lançou no mercado ventiladores eletrônicos para essa aplicação.

 

Motor eletrônico – Aplicação em condensadores

Unidades Condensadoras podem ter seu ciclo de trabalho controlado com a aplicação de ventiladores eletrônicos ebmpapst, trazendo inúmeros benefícios para o sistema, como redução da variação da pressão do fluído devido a trabalhar com modulação de velocidade por meio da variação de pressão, fazendo com que o sistema trabalhe mais equilibrado, economizando energia nos ventiladores, pois não é necessário operar no sistema on-off, que consome mais energia se comparado ao sistema com modulação .

v3

 

v4

 

Todo o conjunto em uma única peça com sistema de modulação de velocidade integrada, proteções contra falta de fase, bloqueio do rotor e sistema de partida suave, são benefícios  que diminuem a necessidade de manutenção, causando um melhor aproveitamento da energia consumida pelo sistema, além de um reduzido nível de ruído para instalações críticas onde os equipamentos são aplicados. O gráfico apresentado na Curva comparativa de Nível de ruído AC x EC compara o nível de ruído em função da capacidade de vazão e mostra que há uma redução de 50% na vazão e uma diminuição de -15 (dB) no nível de ruído.

 

Vantagens do motor Eletrônico

  • Variação de velocidade integrada – Durante o dia opera em rotação máxima, oferecendo excelente capacidade do condensador e durante a noite opera em baixíssima rotação, oferecendo o silêncio (nível de ruído) necessário a noite;
  • Filtro EMC – Harmônica incorporada – não gera ruído para a rede;
  • Proteções integradas ao motor (falta de fase e bloqueio do rotor);
  • Baixo consumo de energia através do sistema de modulação constante;
  • Melhora a estabilidade do sistema do sistema de refrigeração;
  • Formas simples de controle;
  • Não gera picos de partida;
  • Melhor troca térmica – Devido a modular todos os ventiladores e não grupos separados.

Empresas, pessoas e meio ambiente, todos ganham quando se usa a tecnologia inteligente eletrônica da ebmpapst. Além dos efeitos econômicos, pode-se esperar uma redução significativa das emissões de ruído. Em velocidades mais baixas, os ventiladores eletrônicos da ebmpapst são ainda mais silenciosos. Dificilmente sabe-se que eles estão lá.

asn_bruno

 

 

 .